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5 tipos de Golpe do INSS

5 tipos de Golpe do INSS Você já recebeu ligações ou mensagens de alguém se passando por um representante do INSS? Houve perguntas sobre seus dados e/ou benefícios previdenciários? Zelo. 

Pode ser uma tentativa de golpe contra você.

Embora servidores do Instituto já tenham precisado falar com alguns beneficiários por meio da Mediano Telefônica 135, geralmente o INSS não entra em contato com os segurados.

De forma frequente, tem ocorrido um aumento nos casos de golpes sofridos pelos segurados do INSS. Os meios mais comuns, usados pelos golpistas, são por:

Ligações telefônicas; 

Mensagens de texto no celular; 

WhatsApp;

E-mail.

Agora, fique tranquilo. Sabe por quê? 

Neste texto, eu vou explicar quais são os 5 golpes mais comuns praticados contra os segurados do INSS.  Cá, você vai aprender o que poderá ser feito para se prevenir.

1. Golpe da relação para agendar perícia ou informar exigência a ser cumprida

Devido à pandemia da Covid-19, as perícias médicas, que já estavam agendadas enquanto as agências do INSS permaneciam fechadas, tiveram que ser adiadas.

Por esse motivo, os servidores faziam ligações aos segurados com o intuito de que as perícias fossem remarcadas.

Também, poderiam ocorrer ligações a respeito de possíveis exigências em aberto.

No entanto, alguns criminosos ainda ligam para os segurados na tentativa de conseguirem informações e/ou documentos pessoais, mesmo após as agências terem reaberto.

Em qualquer situação, você poderá usar duas táticas para não cair em golpes:

Fique atento às informações solicitadas pelo atendente

As ligações são feitas apenas para prestar informações aos segurados. 

Caso o INSS precise de alguma informação ou documento seu, o atendente irá pedir para você fazer isso por meio do sistema Meu INSS.

Sendo assim, o atendente do INSS jamais pedirá por telefone, por exemplo, seus dados. 

Tais como: 

CPF;

Dados bancários;

Senha;

Número de cartão.

Afinal, eles já têm esses dados no seu cadastro. 

Cuidado: o INSS nunca irá pedir por telefone seus dados pessoais, como CPF, senha ou número do cartão.

Peça para o atendente colocar a solicitação ou informação no sistema Meu INSS

Existe outra forma de você saber se uma ligação, por exemplo, é verdadeira. 

Peça ao servidor/atendente para fazer solicitações através do Meu INSS, já que leste é o meio formal de notícia e solicitação de informações ou documentos dos segurados.

Exemplo do Francisco

Em determinada tarde, o segurado Francisco recebeu uma relação falsa, de alguém se passando por um servidor do INSS. 

O suposto servidor relatou que Francisco possuía uma exigência em descerrado. 

Por trás da traço, a pessoa dizia que, para que Francisco conseguisse executar a exigência, ele deveria fazer o envio de seus documentos.

Sabe qual foi a reação de Francisco?

Antenado sobre a prática de golpes, ele pediu para que o suposto atendente fizesse a solicitação da documentação online, por meio do sistema Meu INSS.

Felizmente, Francisco se safou por estar muito informado. Simplesmente, ele conseguiu passar por cima da lábia de um oportunista. 

Muito mais seguro, não acha?

Nunca informe nenhum oferecido pessoal seu por telefone, aplicativos (uma vez que o WhatsApp) ou e-mail.

Alerta: não informe nenhum oferecido seu por telefone, e-mail, aplicativos de mensagens ou por meios parecidos. Unicamente o Meu INSS é o meio formal de notícia e de solicitações.

Caso isso ocorra, diga que irá confirmar tudo direto no Meu INSS, que é um sistema seguro.

Se não houver exigências para serem cumpridas no sistema, certamente a tentativa será a de fazer com que você seja vítima de um golpe.

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2. Golpe da promessa de que você tem valores atrasados para receber

No golpe da promessa dos atrasados, o estelionatário entrará em contato e informará que você tem valores atrasados do seu favor para receber da Previdência. 

Porém, o golpista provavelmente dirá que existe uma “taxa” para que os seus valores atrasados sejam liberados.  

Na sequência, o estelionatário irá solicitar que o repositório seja feito em uma conta bancária. Ele irá mentir que os seus valores somente serão liberados mediante o pagamento da taxa.

Em situações uma vez que essa, fique esperto. 

Se o favor realmente subsistir, o INSS não irá cobrar para liberar o pagamento de valores atrasados, que são seus por recta. 

Caso isso aconteça, desligue o telefone e não dê crédito para um golpista.

Infelizmente, o golpe da promessa de valores ainda tem sido bastante geral. 

3. Golpe do favor bloqueado 

Já no golpe do favor bloqueado, o objetivo do criminoso será o de conseguir os seus dados pessoais. 

A intenção maldosa dele será a de utilizar o seu nome em compras e pedidos de empréstimos.

No caso desse golpe, você será informado de que o seu favor está bloqueado. O criminoso vai proferir que, para você fazer o desbloqueio, será necessário confirmar algumas informações. 

Por isso, não informe seus dados:

Pessoais: nome completo, data de promanação, endereço, RG, CPF;

Bancários: número de cartão do INSS, senhas.

Lembre-se: uma vez que o INSS já possui todos os seus dados, o Instituto, por meio de um servidor, não vai pedir atualização de cadastro por telefone, e-mail ou outro meio parecido.

Portanto, se alguém entrar em contato com você, não entre em desespero. Unicamente não informe os seus dados pessoais e os seus dados bancários.

4. Golpe da promessa de aumentar o valor do seu favor

Qualquer legista já afirmou ser provável aumentar o valor do seu favor?

A resposta é de que isso será provável, mas somente em situações específicas

Melhor dizendo, o aumento do valor do seu favor somente poderá intercorrer através de uma ação judicial de revisão de aposentadoria.

Para se prevenir desse golpe, recomendo que você faça a leitura de outros materiais cá do nosso Blog. A partir dos textos abaixos, você vai entender se você se encaixa nas possibilidades de revisão do Teto:

Se você não se encaixa nas situações que apresentamos supra, preste atenção nas promessas falsas. Certamente, será golpe.

Aproveitando o embalo, eu já digo que um legista sério e honesto, técnico em Recta Previdenciário, irá proporcionar projeções baseadas na estudo do seu caso.

Aliás, um técnico nunca faz promessas. As informações de um verdadeiro profissional deverão ser todas baseadas em horas de estudo sobre a situação de cada cliente. 

5. Golpe com link em mensagem falsa

Outro golpe muito geral, que tem sido aplicado, é o envio de um link por mensagem de texto do celular ou através do WhatsApp. 

Normalmente, é um link que, supostamente, parecerá ter sido enviado pelo banco do segurado, com o pedido de solicitação e atualização de dados cadastrais.

Ou, ainda, informando a existência de pendências no seu CPF, que poderão ser resolvidas através desse link.

Ao clicar no link, muitas vezes o site poderá parecer confiável. 

Com isso, você poderá finalizar digitando dados pessoais importantes e até mesmo senhas que poderão ser usadas para a realização de empréstimos, por exemplo.

Tome muito zelo. O seu banco não pedirá uma atualização de cadastro por mensagem de celular, e-mail ou WhatsApp.

Portanto, caso você receba uma mensagem do seu banco solicitando a atualização dos seus dados cadastrais, não clique no link. Sem dúvidas, é um golpe.

Porquê fugir e se prevenir dos golpes na Internet e Telefone?

Porquê eu disse ao longo deste material, o INSS nunca entrará em contato com você para pedir dados pessoais.

Logo, caso alguém solicite seu nome completo, CPF, RG ou dados bancários, não forneça nenhuma informação.

Outra coisa que não acontecerá é alguém pedir informações sobre o seu favor.

Por fim de contas, os servidores e atendentes do INSS têm todas as informações necessárias, sobre o seu favor, no banco de dados do próprio Instituto. 

Logo, se alguém estranho fizer solicitações de informações, isso já será um motivo suficiente para você vacilar. 

Das formas de se prevenir, além das quais já mencionei neste teor, outra maneira supimpa será a de você permanecer sempre prudente ao sistema Meu INSS.  

Neste sistema, você terá aproximação ao curso dos seus requerimentos e a todas as informações a reverência do seu favor.

Para facilitar, baixe o aplicativo do Meu INSS no seu celular. 

Assim, você vai conseguir fazer consultas mais rápidas.

Mais uma opção bacana será a de você vincular para a Mediano Telefônica 135 do INSS. Ao fazer essa relação, você conseguirá confirmar se recebeu, ou não, uma chamada telefônica fraudulenta, de um “pseudo-atendente” do Instituto. 

Minha última dica, extremamente valiosa, é para que você fique sempre de olho cá no Blog do Ingrácio

Incessantemente, atualizamos informações importantes sobre benefícios e situações que podem ocorrer durante a tramitação dos seus requerimentos no INSS. 

Com informações de qualidade e o seguimento semanal de conteúdos, você vai permanecer super antenado e, aliás, esperto quando tentarem passar a perna em você. 

Achou o teor necessário?

Logo, compartilhe esse cláusula com seus conhecidos, amigos e familiares. Ajude a evitar que mais pessoas caiam em golpes de pessoas oportunistas.

Até a próxima! Um amplexo.

Leticia Ortiz

OAB/PR 110.354 Parceiro Blog do Ingrácio





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